sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trabalho e Lazer: Uma relação necessária

Essa semana a equipe do Lazer Acessível esteve participando do I Seminário Empresa Inclusiva promovido pelo Instituto Ester Assumpção na Faculdade Betim (FABE). O intuito do seminário foi apresentar às empresas algumas possibilidades no que tange a contratação de profissionais com deficiência.

Esse ano, a Lei 8.213/91 completa 20 anos. Conhecida como lei de Cotas, em seu artigo 91 ela traz às empresas com mais de 100 funcionários a obrigatoriedade legal de contratar um percentual que vai de dois a cinco por cento de profissionais com algum tipo de deficiência para compor seu quadro de funcionários. 

A garantia de acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho é um poderoso instrumento de dignificação e promoção de cidadania. É através do trabalho que todos nós efetivamos conquistas, temos acesso a lazer, educação e outros espaços de socialização. Portanto, para se discutir possibilidades de lazer para pessoas com deficiência é preciso discutir seu acesso à colocação profissional, afinal, todas as possibilidades de diversão estão ligadas, em maior ou menor grau, a investimento de algum recurso financeiro.

Dessa forma, discussões como essa promovidas pelo Instituto Ester Assumpção, são muito importantes, pois despertam os gestores de grandes e pequenas empresas para o potencial produtivo dessas pessoas. Claro que, o ambiente do trabalho ainda tem se mostrado cheio de preconceitos com relação a esse trabalhador, mas há um crescimento considerável das experiências bem sucedidas de inserção profissional.

Abraços a todos!
 
Wordpress Theme by wpthemescreator .
Converted To Blogger Template by Anshul .